Description

A Collaborative Sound Urban Intervention

Sobre o Projeto


Boom Box Bikes

Uma intervenção urbana sonora e colaborativa

Como parte do programa de intercâmbio entre os departamentos de artes das Universidade de São Paulo e a Vanderbilt University, intitulado Conversas/Conversations, os artistas e professores Mario Ramiro (USP) e Mark Hosford (Vanderbilt) irão realizar entre os dias 21 e 29 de outubro um workshop colaborativo cujo resultado será uma intervenção sonora pelas ruas da cidade de Nashville, conduzida por cerca de 10 bicicletas equipadas com um sistema de som amplificado.

O projeto irá envolver estudantes com diferentes formações e talentos na produção de um evento que irá aproximar áreas distintas do saber numa experiência criativa única.

Esse trabalho trata de questões como as do movimento coletivo com uma forma de intervenção, da arte sonora em sua dimensão urbana, e também do movimento ciclista crítico que reflete sobre aspectos da mobilidade urbana nos grandes centros.

Arte urbana e sonora

Nas intervenções urbanas o publico é normalmente confrontado com a manifestação artística no seu ambiente cotidiano quando a arte se desloca dos espaços normalmente aceitos como legitimadores de sua expressão criativa para o ambiente urbano.

Essa intervenção
será realizada por um grupo de bicicletas equipadas com caixas de som amplificadas, na reprodução de peças musicais e sonoras especialmente criadas ou adaptadas para este trabalho.

Os estudantes da Vanderbilt University – e posteriormente
os da Universidade de São Paulo – serão convidados a tomar parte nos trabalhos de montagem da intervenção, equipando suas bicicletas com um sistemas de som estéreo controlados por telefones celulares, Ipods ou tocadores de mp3.

Cada unidade móvel de som será montada e customizada por cada participante das oficinas. Sons e músicas serão sampleados, criados, mixados e produzidos de forma a se combinarem com o conjunto e também produzirem suas sonoridades individualmente. As bicicletas irão desempenhar o papel de uma mesa de som em meio à cidade,
mixando diversas sonoridades à medida em que se deslocam pelas ruas. 

Documentação

A performance será documentada por meio de imagem e som pelos participantes, utilizando
câmeras e gravadores portáteis. Um vídeo final do evento será posteriormente editado e compilado nos registros que serão disponibilizado a todos os interessados pelo site do projeto. 

Programa

Entre os dias 21 e 29 de outubro esperamos contar com a ajuda de colaboradores para as seguintes etapas:


- Personalizar visualmente as bicicletas.

- Montar suportes e bases para as caixas de som.

- Criar e montar as caixas de som amplificadas.

- Conectar o sistema de som (bateria, amplificador, alto falantes)

- Criar ou adaptar peças sonoras e músicas para a performance sonora pela cidade.

- Conduzir as bicicletas pela cidade, controlando o material sonoro por Ipods smartphones e tocadores de mp3.

- Contar com a participação de vídeo artistas para documentar a ação urbana nas diferentes etapas do projeto.

Para maiores informações, por favor escreva para: Mark Hosford or Mario Ramiro

No comments:

Post a Comment